segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eid ul-Fitr

Eid ul-Fitr (árabe: عيد الفطر) é uma festa muçulmana que marca o fim do jejum do Ramadão. Eid ul-Fitr significa literalmente "Festa do fim do jejum". Celebra-se no primeiro dia do mês de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico. Em algumas sociedades muçulmanas esta festa é também conhecida como a "Doce Festa" ou a "Pequena Festa". O primeiro Eid ul-Fitr foi celebrado em 624 pelo profeta Muhammad (Maomé) e os seus familiares e amigos em regozijo pela vitória na Batalha de Badr.

Forma de celebração

Durante o mês do Ramadão os muçulmanos devem abster-se de fumar, comer, beber, ter relações sexuais desde antes do nascer do dia até ao anoitecer. O festival do Eid ul-Fitr celebra o fim deste jejum, bem como a força que os muçulmanos acreditam ter recebido de Allah para poderem executá-lo. À semelhança de outras festas muçulmanas inicia-se como o registo visual da lua nova.

Este festival é assinalado com uma oração comunal a meio da manhã, geralmente realizada em praças ou recintos de feiras, uma vez que as mesquitas não possuem espaço para tantas pessoas.

Antes da oração se iniciar a congregação recita o Takbir, uma prece que glorifica a grandeza de Deus. Depois da oração segue-se um sermão (khutba) e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.

É tradição a realização de um grande almoço (o primeiro almoço que os muçulmanos tomam após o jejum diurno de um mês), geralmente na casa de um parente mais velho. As crianças recebem prendas, que podem ser novas roupas ou dinheiro.

2 comentários:

Miss K. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss K. disse...

Salam Andy estou adorando seu comentários e explicações no seu blog!
Já que vc está morando no Pakistan, poderia nos matar uma curiosidade: como é a vida de uma brasileira no PK?
Quais as dificuldades?
Eu vejo muitas meninas sonharem em ir para lá sem ter a noção exata do que estão fazendo...
Se para muçulmana já é complicado imagine para as que não são...Ainda mais PK e Índia que "aparentemente" têm a tolerância, sabemos que na realidade não é bem assim né?
Fico aguardando que vc conte como é a vida aí!
Bjo!

Allah Hafiz